Diego Iannoni

"A vida é igual a uma máquina começa-se planejando e acaba-se com uma obra prima "

Diego Iannoni



sexta-feira, setembro 10, 2010

Processo de produção de um avião

  Para os funcionários da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), construir um avião não é só utilizar as mais altas tecnologias existentes no mercado hoje. Os homens e mulheres envolvidos nesse processo mostram que o nascimento de uma aeronave envolve um fascínio e uma paixão que somente eles sabem explicar.

   A equipe de reportagem visitou a sede da empresa em São José dos Campos e conversou com funcionários que revelaram detalhes do processo de produção da quarta maior fabricante de aviões do mundo. Foram oito funcionários entrevistados, que representam o universo de 12 mil trabalhadores do efetivo da Embraer atualmente.
  "Para se produzir um avião é necessário quebrar barreiras e ter paixão pelo que se faz", disse a eletricista Andréia Sizue de Almeida Zago, 27 anos, que trabalha há cinco anos na área de produção da empresa na unidade de Eugênio de Melo, zona leste de São José.
  INÍCIO - A fabricação de um avião começa na realização de uma pesquisa de mercado coordenada pelo Departamento de Marketing da Embraer. Nessa fase, chamada de ante-projeto, a empresa investiga o que um cliente em potencial quer como produto.
  É como se a mãe pudesse escolher as características de um filho antes dele nascer. Só que nesse caso, o cliente escolhe o "bebê", isto é o avião, e a Embraer fica responsável pela "gestação", ou seja , a fabricação da aeronave
  Depois de colher informações no mercado, a empresa formula um ante-projeto que vai para a área das engenharias, entre elas, de estrutura, hidráulica, de materiais e elétrica. A partir desse momento, começa a fase do projeto. Os engenheiros projetam um novo produto levando em consideração as necessidades dos clientes em potencial. São eles, que imprimem as caracateríticas ao "bebê".
  PROJETO - Esta é a fase que o avião deixa de ser um sonho e passa a virar uma realidade na cabeça dos engenheiros da empresa. Eles ficam aproximadamente nove meses desenhando e projetando partes da aeronave que serão fabricadas em São José e em outros países do mundo.
  Para o engenheiro de desenvolvimento de projeto José Quintino de Moura Filho, 42 anos, a fase do projeto é importante porque ela define o que será fabricado na linha de produção. "É o projeto que fornece as informações para se montar o avião", disse.
  Moura Filho, que trabalha há 24 anos na empresa não esconde sua paixão pela Embraer. Ele explica que a fase do projeto é dinâmica. Segundo o engenheiro, as idéias da engenharia podem ser influenciadas mesmo depois que as peças do avião começam a ser fabricadas na linha de montagem da fábrica.
  "Definido o projeto, com todas as normas técnicas cumpridas, as peças do avião passam a ser produzidas. Mas, muitas vezes, o que foi projetado pela engenharia poderá sofrer modificações por influência das necessidades que aparecem na linha de montagem", disse Moura Filho, que trabalha no setor das aeronaves Embraer 170 e 190.
 ENSAIOS - Os ensaios com os aviões começam na fase do projeto. Os engenheiros utilizam o centro de realidade virtual para prever como vai ficar a estrutura do avião antes dele ir para fabricação (leia mais nesta página).
  Além da testagem computadorizada, as peças do avião passam por testes reais no galpão da fábrica no bairro Eugênio de Melo, zona leste. Nesse galpão são testadas as asas da aeronave que são colocadas em situações similares ao vôo.
 


PRODUÇÃO - Encerrados os testes, o avião vai para fase de produção. A aeronave começa a ser montada com a junção das partes da fuselagem, colocação dos componentes elétricos, motores, asas, trem de pouso e poltronas. Esse processo demora em média três meses e meio.
  Depois da parte de montagem o avião vai para o hangar de vistoria. Os engenheiros e técnicos da empresa fazem a revisão de todos os sistemas do avião. O mecânico-montador Dimas Ramos da Silva, 37 anos, disse que neste momento é necessário muita flexibilidade dos funcionários.
  "Se na hora de vistoria percebemos algum problema na aeronave precisamos buscar soluções criativas para resolver a situação. Ser flexível nesta hora é fundamental", disse Silva.
  TESTES - Encerrada a vistoria, os aviões vão para os vôos de teste. Esse é um momento mágico para os funcionários da Embraer. A aeronave produzida pela equipe sai do chão e ganha o céu de São José para os ajustes finais. O "bebê" nasceu e, agora, vai dar os primeiros passos, ou melhor, vôos.
  São necessárias 1.800 horas de vôo de teste para que o modelo do avião seja aprovado para entrega ao cliente. O período da testagem da aeronove pode chegar a dois anos e meio.
  Após a realização dos testes, o avião recebe a certificação de homologação de tipo, uma espécie de certidão de nascimento, que comprova que ele existe e está bem de saúde. Ele está pronto para ser entregue ao cliente
  Depois de todos os testes realizados em terra por técnicos e engenheiros, os pilotos de provas realizam o primeiro vôo da aeronave produzida pelos funcionários da Embraer. Esse momento é uma festa para toda empresa. "É uma grande emoção", disse o chefe dos pilotos de provas, Luiz Carlos Rodrigues, 57 anos, que participou do primeiro vôo do Embraer 170. Se aprovado nos testes, o avião recebe a certificação e está apto para ser comercializado no mercado da aviação. O "filho" vai embora e todo o processo recomeça




Artigo retirado do site: http://jornal.valeparaibano.com.br/2003/08/17/sjc/avia.html
Autor:  Ricardo Moura

Um comentário:

Anônimo disse...

mi nombre es fajar. vivo en bedono en java central estuve en un problema financiero muy crónico y una situación de salud terminal hace algunas semanas. después de que toda mi búsqueda de ayuda de amigos y vecinos resultó abortiva, siento que no había nadie a quien realmente le importara. Me cansé tanto debido a la falta de fondos para expandir mi negocio y mis 2 hijos de 5 y 8 años tampoco se veían bien debido a la falta de atención adecuada como resultado de las finanzas. Una fiel mañana vi a un viejo amigo de mi difunto esposo y le conté todo lo que había estado pasando y me dijo que la única forma en que podía ayudarme era dirigiéndome a un buen oficial de préstamos en EE. UU. que también lo ayudó, explicó. a mí sobre cómo estaba financieramente bajo y cómo lo impulsó este oficial de préstamos (el Sr. Pedro, que le otorgó un préstamo de 7,000,000.00 USD a una tasa asequible de 2 tasas). Además, me aseguró que eran la única empresa de préstamos legítima que encontró en línea. me dio su correo electrónico y así fue como solicité y también me concedieron un préstamo y mi vida cambió para bien. Comuníquese con el único prestamista genuino, el Sr. Pedro a través de correo electrónico / whatsapp +18632310632 pedroloanss@gmail.com para resolver su problema financiero.